3 de Dezembro, 2021
As profissões mais relevantes de 2020

As profissões mais relevantes de 2020

Hoje o mercado de trabalho vive um período de mudanças globais. Essas profissões e especialidades que eram solicitadas há vários anos podem desaparecer completamente no futuro. Eles estão sendo substituídos por novas profissões que ainda são desconhecidas para a humanidade, e as pessoas definitivamente irão dominar novas profissões .

O mercado de trabalho moderno tende a substituir o trabalho físico de uma pessoa por máquinas e robôs. Essas mudanças em grande escala estão diretamente relacionadas ao avanço tecnológico do nosso século. A tecnologia informática, a inteligência artificial, a nanotecnologia, o desenvolvimento da realidade virtual e a engenharia genética ditam a procura de novas profissões. Muitas especialidades são suplantadas por tecnologias modernas, o trabalho humano é automatizado tanto quanto possível. É por isso que o tema das profissões solicitadas em 2020 não deixa de ser relevante e estimulante.

Analistas de sistema

O analista de sistemas é um especialista que analisa dados de uma área específica da atividade da empresa e, com base em cálculos, cria previsões e recomendações para o desenvolvimento desta indústria. Com base em avaliações analíticas feitas em 2019, os analistas de sistema serão amplamente solicitados na TI e na indústria.

Um analista de sistemas examina e modela os processos de negócios da empresa, sugere opções de otimização. Esses especialistas criam a arquitetura do software e a pesquisam no trabalho.

Para obter a profissão de analista de sistemas, você precisa se formar em uma universidade técnica ou matemática. Muitas empresas ficam felizes em contratar graduados de sucesso, mesmo sem experiência de trabalho, se eles tiverem conhecimento de PCs, compreenderem a construção de sistemas de informação, conhecerem os princípios da análise de sistemas e falarem inglês técnico. Se um especialista tem experiência de trabalho de 1 ano ou mais, ele se torna automaticamente um funcionário muito popular e seu nível salarial dobra.

Trabalhar como analista de sistemas envolve trabalho de escritório de 5 dias com um pacote social completo.
Especialidades de TI

Devido à informatização global de nossa vida, cada vez mais empresas precisam de especialistas na área de tecnologias de TI. A lista das especialidades de TI mais solicitadas em 2020 inclui as seguintes profissões:

  • Programador;
  • Arquiteto de sistema;
  • Desenvolvedores de software;
  • Especialista em segurança cibernética;
  • Engenheiro da Web;
  • Engenheiro de sistemas;
  • Administrador do sistema;
  • Além disso, haverá profissões relacionadas à nanotecnologia e robótica.

A profissão de especialista em TI está diretamente relacionada ao sedentarismo e ao trabalho monótono. É importante levar esse fato em consideração na escolha de uma especialidade, já que esse tipo de atividade exige não só perseverança, mas também capacidade de se concentrar, aprender, analisar e encontrar soluções para problemas emergentes, e dominar o inglês técnico. Esta especialidade é ideal para pessoas com mentalidade matemática ou analítica.

Um bom começo de carreira, após a graduação em uma universidade ou em cursos de especialização, será o de desenvolver um projeto em conjunto com outros especialistas.

A profissão de especialista em TI é bem remunerada, portanto, ao escolher a área de tecnologia da informação para sua atividade, você pode ter certeza do futuro.

Gerente sênior

Gerente sênior – um gerente de topo cujas responsabilidades incluem a gestão de pessoas, tomando decisões estratégicas importantes para o desenvolvimento da empresa. Cargos típicos nesta área: CEO, gerente de banco, reitor de universidade, presidente do conselho de administração, etc. Em comparação com os gerentes de nível médio e inferior, os gerentes seniores são o menor grupo de gerentes. Mesmo nas maiores organizações, esses especialistas podem contar com um lado. No entanto, apesar disso, o gerente de nível superior será uma profissão muito procurada em 2020.

As responsabilidades de um gerente sênior incluem:

  • Gerenciando as atividades da empresa, mantendo a reputação da empresa no cenário mundial, obtendo e aumentando o lucro da organização, etc.
  • Planejamento das atividades empresariais e comerciais do empreendimento.
  • Controle sobre a execução de planos de negócios, acordos e contratos.
  • Resolver questões pessoais, organizacionais, técnicas e econômicas da empresa.
  • Recrutamento de funcionários, avaliação e controle do seu trabalho, criação de atividades motivacionais.
  • Celebração de contratos com parceiros, mantendo relacionamento estável.
  • Envolvimento de especialistas restritos e especialistas na resolução de problemas.
  • Um gerente de alto nível é uma profissão muito procurada, pois o candidato deve ter uma série de qualidades únicas. Ele deve ser um líder, com uma bela fala, habilidade analítica, conhecimento na área de gestão e trabalho com pessoas. Um especialista nesta área conhece bem a economia de mercado, conhece as bases do trabalho de escritório, fala várias línguas estrangeiras.

O ritmo tenso e a enorme quantidade de trabalho são mais do que compensados ​​pelo alto nível de salário desse especialista.

Designer criativo

O designer criativo é uma profissão que nenhuma máquina pode substituir. Pessoas com uma visão criativa da vida e uma abordagem criativa para as tarefas definidas sempre foram muito valorizadas em qualquer empresa e 2020 não será uma exceção.

Então, quem é um designer criativo? Este é um especialista que gera novas ideias exclusivas e as implementa em produtos de impressão, outdoor, publicidade interna e online, logotipos originais, branding e muito mais. Esta profissão é adequada para pessoas fora do padrão que têm uma imaginação desenvolvida e são capazes de trabalhar no modo multitarefa.

Em 2020, designers criativos estarão especialmente em demanda no desenvolvimento de novos dispositivos, eletrodomésticos e equipamentos modernos. O mercado é abundante em diversos produtos, então você só conseguirá chamar a atenção para sua marca com a ajuda de um visual brilhante e uma propaganda marcante. Essa é a essência do trabalho de um designer criativo.

Para se tornar um designer criativo, você deve se formar em uma universidade especializada ou fazer cursos de especialização. O candidato deve ser proficiente em programas como CoreLDRAW, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, etc.

As responsabilidades de um designer criativo incluem:

  • Criação de ideias criativas e sua implementação para promoção do produto e sua popularização junto à população;
  • Criação de design gráfico na forma de layouts, gráficos, apresentações e colagens;
  • Criação de branding e identidade em conjunto com equipe de marketers;
  • Criação de templates para distribuição por e-mail.
  • A profissão de designer criativo permite trabalhar à distância, se isso não contrariar os princípios da empresa, o que permite ter um horário flexível e trabalhar a partir de casa.

Um designer criativo não é apenas uma profissão procurada, mas também bem paga. Ao escolher essa especialização, é possível obter rápido crescimento na carreira e renda estável, já que esse nicho de mercado é muito popular hoje. Mas, é preciso ter em mente que existe uma competição muito séria entre os designers criativos, e todo especialista novato deve ter um portfólio sólido para interessar o empregador.

Gerente de Recursos Humanos (Gerente de RH)

O gerente de RH é um especialista que veio substituir todos os conhecidos “executivos de RH”. Sua principal responsabilidade é formar os recursos humanos da organização. O gestor de RH desenvolve uma estratégia de trabalho com pessoal, política de pessoal, analisa o potencial do pessoal, determina a necessidade de novos profissionais e especialistas, ajuda os novos funcionários a se adaptarem rapidamente e estabelecer relações com a equipe.

Esta é uma posição de liderança que exige do candidato altas qualidades de liderança e uma abordagem responsável em relação ao trabalho executado.

Para conseguir a profissão de gerente de pessoal, você precisa se formar em uma universidade no curso “Gestão”, ou fazer cursos.

Responsabilidades do gerente de RH:

  • Organização do trabalho dos funcionários;
  • Formação da política de pessoal da empresa;
  • Busca do pessoal necessário, realização de entrevistas com candidatos, elaboração de contratos de trabalho;
  • Organização da formação de pessoal e elevação do nível das suas qualificações (formações, seminários, conferências, cursos);
  • Desenvolvimento de sistema de bônus e penalidades;
  • Informar os funcionários sobre todas as decisões de pessoal da organização;
  • Consulta dos chefes da organização sobre todas as questões de pessoal;
  • Acompanhar o mercado de trabalho, o nível de salários e informar os gestores sobre a situação atual.
  • Um bom gerente de RH deve ter habilidades de comunicação profissional. Ele deve ter um interlocutor para si mesmo, comunicar informações de forma inteligível, criar o ambiente de trabalho adequado na equipe. Um requisito obrigatório para um gerente de RH é o conhecimento da estrutura legal e do trabalho de escritório.

O gerente de RH será uma profissão exigida em 2020, uma vez que os líderes da empresa estão focados em aprimorar as habilidades dos funcionários e redefini-los, o que não pode ser feito sem um especialista em RH.

Professores e treinadores

A profissão docente há muito é considerada respeitada e em demanda em todos os cantos do globo. No mundo moderno, não perde relevância e adquire um novo ramo – o coaching.

Coaching é uma modalidade de consultoria e treinamento, durante a qual o aluno adquire novas habilidades. Coaches são tipos de professores que ajudam uma pessoa a atingir objetivos claramente definidos. Esses profissionais são muito procurados no mercado de trabalho entre as grandes corporações por gerentes de nível médio e superior.

Existem dois tipos de coaching : coaching de negócios e coaching de vida. Na primeira versão, o coach trabalha com os gestores de topo e está focado nas metas e objetivos da empresa. A segunda opção envolve trabalhar com várias esferas da vida, revelando os talentos e habilidades do cliente, utilizando seus recursos internos.

Um treinador ajuda uma pessoa a posicionar corretamente os acentos para atingir seu objetivo. Ele não dá conselhos diretos sobre como agir em uma situação particular, mas com a ajuda de uma conversa, ele ajuda a pessoa a entender a situação de vida e tudo o que acontece com ela. O principal objetivo de um coach é desenvolver a consciência do cliente de exatamente como ele pode atingir seu objetivo, para estimular seu desenvolvimento independente. Geralmente leva de 1 a 3 meses de trabalho intensivo para se obter o resultado, às vezes esse período se estende até seis meses.

Um bom treinador é um grande psicólogo. Deve combinar o conhecimento das complexidades da alma humana, experiência de vida, boas habilidades de comunicação e profundo conhecimento em uma determinada indústria. Somente uma pessoa que já trilhou o caminho do sucesso pode ser um coach e liderar um cliente.

Para se tornar coach, você não precisa se formar em uma universidade, pois essa profissão é adquirida em escolas especiais e com a aquisição de experiência de vida.

O mercado de serviços de ônibus está se desenvolvendo, então a concorrência não é alta. Esta é uma profissão muito procurada no mundo moderno, é bem paga e muito conceituada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *